Watain no Brasil

Texto e Foto Marta Ayora

A banda sueca de metal extremo Watain, retornou ao Brasil no último dia 18 de janeiro, para única apresentação em São Paulo na turnê ‘’Furor Diabolicus – Latin America Tour 2019” para divulgar o sexto álbum de estúdio, intitulado ‘‘Trident Wolf Eclipse’’ (2018), que foi lançado pela Century Media Records e foi considerado um dos melhores trabalhos já lançados pelo grupo, pois marca o significante retorno às raízes mais agressivas do black metal.

Formada em 1998, em Uppsala, a formação da Watain conta com o vocalista e baixista Erik Danielsson, Pelle Forsberg na guitarra e Håkan Jonsson nas baquetas.

No entanto, para o show em São Paulo a banda contou com Erik no vocal, Set Teitan e Hampus Eriksson nas guitarras, o chileno Alvaro Lillo no baixo e Emil Svensson nas baquetas.

Ao entrar na casa, pude notar que em cima do palco, em frente as cortinas fechadas, havia duas cruzes invertidas representando as forças do mal e a negação do cristianismo, cruzes com as quais os fãs faziam selfies enquanto aguardavam o show.

Sem nenhuma banda de abertura programada, uma intro em coro ecoa pelo ambiente e pontualmente as cortinas se abrem com o vocal e o batera de frente para o público e os outros integrantes de costas iniciando a apresentação ao som de “Storm of the Antichrist” do álbum Swon To The Dark (2007).  Com a recepção calorosa da plateia, Erik interage “São Paulo, junte-se a nós!”  e anuncia “esta é a Nuclear Alchemy”, faixa que abre o último álbum e que foi muito bem recebida pelos fãs.

Com iluminação totalmente em vermelho, o cenário apresentava a capa do novo álbum de fundo em meio a seis banners de tecido: três do lado direito e três do lado esquerdo fixados em tridentes com uma vela acesa. Cada banner trazia letras individuais que formavam o nome da banda.  E em meio às duas cruzes invertidas, o cenário criava uma atmosfera infernal e uma conexão ímpar com o público presente.  

Erik compartilhou a honra de estarem ali celebrando o início da turnê ‘Furor Diabolicus’’ e anuncia a próxima faixa “The Child Must Die” do álbum The Wild Hunt (2013), que foi ovacionada por um público seleto que ocupava metade da casa. Em “Puzzles Ov Flesh” do álbum Casus Lucifer (2003), Erik agradeceu em português com um “São Paulo, obrigado”

Porém ao notar que a plateia assistia ao show através do celular, Erik se incomoda e provoca “Vamos ver se vocês são capazes de fazer outra coisa, além de fazer fotos com seus celulares” e assim dá início a “Furor Diablolicus”.

Com Erik ajoelhado e os demais músicos de costas, a iluminação em azul tomou o lugar do vermelho dando início a ‘Sacred Damnation”, com muita fumaça do gelo seco tomando conta do ambiente.

Em ”Ünderneath the Cenotaph”, Erik agradeceu a presença do público por prestigiarem a banda e retomou a apresentação com a faixa “Malfeitor” que fez o público cantar em coro a plenos pulmões “Hey, hey, hey, hey’’.

“Towards the Sanctuary” foi a última do novo álbum a ser tocada e Erik já avisava que a próxima faixa era para os que haviam feito juras a escuridão, e com essa alusão dá início a “Sworn to the Dark” e seu pesado refrão.

“The Serpent’s Chalice” foi anunciada como última música e Erik fechou a apresentação com um “São Paulo, obrigado” em um show curto, com duração de aproximadamente uma hora, que deixou os fãs aguardando esperançosos por um bis que infelizmente não aconteceu.  

Com um setlist enxuto e bem elaborado, Watain se despediu  do Brasil rumo à Buenos Aires dando continuidade à turnê ”Furor Diabolicu” pela America Latina.

Agradecimentos à Overload e à The Ultimate Music PR, pelo credenciamento e atenção investida para a cobertura da revista Rock Meeting.

Setlist

1- Storm Of The Antichrist

2 -Nuclear Alchemy

3 -The Child Must Die

4 -Puzzles Of Flesh

5 -Furor Diabolicus

6 – Sacred Damnation

7 – Underneath the Cenotaph

8 – Malfeitor

9 – Towards The Sanctuary

10 – Sworn To The Dark

11 – The Serpent’s Chalice

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.